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Lei da Oferta e Demanda

Lei da Oferta e  Demanda - Entenda Sobre a Lei da Oferta e da Procura



A Lei da Oferta e  Demanda é um princípio fundamental da economia que descreve como os preços de bens e serviços são determinados em um mercado. Ela é baseada em dois conceitos chaves: a oferta e a demanda.

Oferta

Podemos definir oferta como a quantidade de um bem ou serviço que os produtores (vendedores) desejam produzir (vender) por unidade de tempo. Nota-se que a oferta é um desejo, uma aspiração. Assim, a quantidade ofertada de um bem ou serviço refere-se à quantidade que os vendedores querem e podem vender.

Lei da oferta

Lei da Oferta é um princípio fundamental da economia que descreve como a quantidade de um bem ou serviço que os produtores estão dispostos a oferecer em relação ao preço desse bem ou serviço, ou seja, ela refere-se à quantidade de um bem ou serviço que os produtores estão dispostos e capazes de vender em um determinado mercado em um determinado período de tempo.

Na Lei da oferta, quando o preço de um bem ou serviço aumenta, geralmente os produtores estão dispostos a fornecer mais desse bem ou serviço, pois podem obter lucros maiores.  A oferta geralmente aumenta à medida que os preços sobem, e diminui à medida que os preços caem. No entanto, outras variáveis podem afetar a quantidade ofertada, tornando a análise econômica mais complexa.

A Teoria da Oferta muda o foco da análise, pois o vendedor vai ao mercado com a meta de obter o maior lucro possível. O vendedor (uma empresa) depara-se com uma restrição importante: a produção de bens e serviços requer a utilização de recursos produtivos, e essa quantidade depende do padrão tecnológico utilizada. Observe que a tecnologia de produção nos diz o que a empresa pode fazer. Portanto, o padrão tecnológico acaba se tornando um fator restritivo para a empresa poder produzir, além dos preços dos outros fatores de produção e do próprio preço praticado no mercado. Dessa maneira, existe uma associação de comportamento dos preços com o nível de quantidade ofertada. A quantidade ofertada aumenta à medida que o preço aumenta e cai quando o preço se reduz. Logo, a quantidade ofertada está positivamente relacionada com o preço. 

A Lei da oferta é normalmente representada através de um gráfico relacionando o preço com a quantidade ofertada. Assume-se que os produtores maximizam o lucro, o que significa que tentam produzir a quantidade que lhes irá dar o maior lucro possível. 

O princípio da oferta afirma que, quanto maior for o preço pelo qual uma mercadoria pode ser vendida, mais produtores estarão dispostos a fornecê-la. O preço alto incentiva a produção. Em oposição, para um preço abaixo da mercadoria, há um quantidade baixa de produtores de disposto a fornecê-la. oferta é tipicamente representada como uma relação diretamente proporcional entre preço e quantidade (P↑↑Q).

Fatores que Afetam a Oferta:

A quantidade ofertada de um produto não é determinada apenas pelo preço. Outros fatores, como custos de produção, tecnologia, preços de insumos, impostos, regulamentações e expectativas futuras, também influenciam a decisão dos produtores de quanto produzir.

Demanda

Em se tratando de Microeconomia, os economistas recorrem ao conceito de demanda para descrever a quantidade de um bem ou serviço que uma família ou empresa decide comprar a um dado preço. Então, a quantidade demandada de um bem ou serviço refere-se à quantidade desse bem ou serviço que os compradores desejam e podem comprar. 

Observe, também, que várias questões podem afetar os consumidores na hora da compra, tais como renda, gosto, preço, etc. 

A Teoria da Demanda deriva de algumas hipóteses sobre a escolha do consumidor entre diversos bens e serviços que um determinado orçamento doméstico permite adquirir. Essa teoria procura explicar o processo de escolha do consumidor diante das diversas possibilidades existentes. Devido à certa limitação orçamentária, o consumidor procura distribuir a renda disponível entre os diversos bens e serviços, de maneira a alcançar a melhor combinação possível que possa lhe trazer o maior nível de satisfação. A demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar por determinado preço.

Lei  da Demanda

Lei da Demanda ou da Procura é um princípio fundamental da economia que descreve como a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores estão dispostos a comprar varia em relação ao preço desse bem ou serviço. Em resumo, a Lei da Demanda estabelece que, em uma situação de mercado, a quantidade demandada de um produto tende a aumentar à medida que o preço do produto diminui.

Quando o preço de um bem ou serviço diminui, geralmente os consumidores estão dispostos a comprar mais desse bem ou serviço, pois se torna mais acessível. A demanda geralmente aumenta à medida que os preços caem, e diminui à medida que os preços sobem.

O princípio da demanda afirma que existe uma relação inversa entre preço e quantidade demandada. Em outras palavras, a medida que o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada diminui, criando uma relação inversamente proporcional (P↑↓Q); contrariamente, se o preço de um bem diminuir a quantidade demandada aumentará. Assim, quando dizemos que a demanda de uma pessoa por qualquer coisa aumenta, queremos dizer que ela comprará mais do que compraria antes pelo mesmo preço e que comprará tanto quanto antes por um preço mais alto.

A lei da demanda é representada por um gráfico denominado curva de demanda, com a quantidade demandada no eixo x o preço no eixo y. As curvas de demanda são descendentes por definição da lei da demanda.


Deste modo, a Lei da Oferta e demanda sugere que quem determina o preço são os consumidores, numa estrutura de mercado perfeito, de concorrência monopolística ou de oligopólio não cooperativo. Se estivermos em presença de uma estrutura de mercado, de oligopólio cooperativo (cartel) ou monopólio, tal situação não se verifica, casos em que a oferta do mercado é o da indústria que detém o monopólio ou das poucas industrias que detêm o oligopólio cooperativo. Eles decidem quanto querem comprar e a que preço, e os fornecedores só podem é concordar com as exigências e decidem quanto vale a pena produzir para vender ao preço dado pelo consumidor. 

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